C0765 | A Transição para a norma ISO 14001:2015 - Gestão Ambiental (4 horas)

A Norma de Gestão da Qualidade ISO 14001:2008 foi revista, tendo a ISO 14001: 2015 sido publicada em Setembro de 2015. As organizações têm, até 2018, que proceder à respetiva transição.

A nova versão  introduz mudanças  significativas, com impacto ao nível dos modelos de gestão estratégica das organizações, sendo por isso importante que estas, para além de conhecerem  a nova norma, iniciem o mais cedo possível as alterações a implementar no seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Competências Finais:

  • Identificar e compreender a estrutura de alto nível da norma de sistemas de gestão ambiental – Anexo SL;
  • Identificar e compreender os novos termos e definições do sistema de gestão ambiental e identificar evidências para a avaliação da conformidade com os requisitos da norma;
  • Identificar e aplicar os requisitos novos, alterados e eliminados da norma ISO 14001:2015 em contexto organizacional;

competências a adquirir

  • Compreender a estrutura da norma ISO 14001:2015, segundo a estrutura do Anexo SL;
  • Identificar e compreender as principais novidades e alterações decorrentes da publicação da norma ISO 14001:2015;
  • Identificar e compreender o vocabulário técnico, segundo a norma ISO 14001:2015 e os principais requisitos;
  • Identificar e compreender as principais implicações nos sistemas de gestão ambiental existentes (ISO 14001:2004);

Itinerário formativo

Módulo I – Fundamentos Gerais (4 horas)

  • Breve abordagem à evolução histórica da ISO 14001 e ao processo de revisão da ISO 14001;
  • Abordagem da norma ISO 14001:2015 no contexto do desenvolvimento sustentável;
  • A estrutura de alto nível da norma de sistemas de gestão ambiental – Anexo SL;
  • O modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act);
  • Pensamento baseado em risco;
  • Análise de ciclo de vida;
  • Requisitos novos, alterados e eliminados;
  • Auditorias na perspetiva da norma ISO 14001:2015;
  • Breve abordagem aos requisitos da norma ISO 14001:2015:
    • Secção 1 – Objetivo e campo de aplicação;
    • Secção 2 – Referências normativas;
    • Secção 3 – Termos e definições;
    • Secção 4 – Contexto da organização;
    • Secção 5 – Liderança;
    • Secção 6 – Planeamento;
    • Secção 7 – Suporte;
    • Secção 8 – Operacionalização;
    • Secção 9 – Avaliação do desempenho;
    • Secção 10 – Melhoria.

 

 

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