Ultrapassar Conflitos e Negociar Soluções


PRÓXIMA EDICÃO a definir

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

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Descrição

A gestão de conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a  organização constitui um desafio para qualquer gestor.
Este curso terá uma abordagem dinâmica que permitirá aos participantes adquirirem recursos metodologicos e relacionais potentes para facilitarem a resolução de conflitos através de: instrumentos de autodiagnóstico para sustentar um plano de desenvolvimento pessoal.

formação dirigida a

Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Condições

Local: Famalicão e Póvoa de Varzim
Horário: Pós-laboral
Preço: 95,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 3%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 3%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 5%
Participantes: mínimo 6 / máximo 16

Devoluções: Até 3 dias úteis antes do início da ação, a in formação confirmará, ou não, a sua realização na data prevista.

Qualquer desistência após esta data (3 dias úteis antes do início da ação), implicará o pagamento integral do curso.

No caso da in formação adiar o início da ação, aos participantes que não mantenham o interesse em frequentar a mesma na nova data, será devolvida a totalidade do valor pago.

Outras Informações

 

Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas

Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face

Construir uma relação de confiança durante o processo negocial

Conduzir a negociação para uma solução conjunta de conflito

Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

1.Analisar a dinâmica relacional em situações de conflito

Os tipos de conflito nas organizações: conflitos de crenças e de recursos escassos;

As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos;

A comunicação ineficaz como fator de conflito;

As relações de força: atitudes de ataque e de defesa.

2.Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

Como lida com os conflitos?

Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;

Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage;

Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;

Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

3.Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções;

Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos;

Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

4.Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar;

As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva;

Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação;

Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

5.Atuar nas várias fases de negociação

Uma metodologia ativa que inclui análise de casos incluído situações vividas pelos próprios participantes e simulações de situações de resolução negociada de conflitos, com apoio de vídeo.
Após o processo de avaliação dos participantes e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.

Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do/a formando/a.

 

Relativamente à validade do Certificado fora de Portugal, todos os países da UE cumprem a Diretiva Equipamentos de Trabalho (2009/104/CE de 16 de Setembro) relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização, pelos trabalhadores, de equipamentos de trabalho. No entanto, cada país é livre de “acrescentar” as suas regras, como também muitas empresas possuem regras internas mais exigentes ou pormenorizadas.

 

Assim, não existe a garantia de nenhum certificado ser válido em toda a Europa, como também nenhum certificado Europeu é garantidamente válido em Portugal mas, sendo este curso Certificado em Portugal pela Entidade que regula a Formação, DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho e com os Certificados dos participantes a serem emitidos através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho e registada na Caderneta de Competências do formando, esta é a Certificação que poderá obter em Portugal.