Manobrador de Máquinas em Obra


PRÓXIMA EDICÃO definir

Inscrição

CURSO DESENVOLVIDO EXCLUSIVAMENTE EM CONTEXTO EMPRESA.

PARA SOLICITAR ORÇAMENTO, POR FAVOR CONTÁCTE-NOS.

Inscrever-me

Descrição

 

FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA para responder à necessidade de cumprimento do Decreto-Lei 50/2005 de 25 de fevereiro, segundo o qual “os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”.

O curso Manobrador de Máquinas, surge como resposta ao dever das Entidaders Empregadoras prestarem aos seus colaboradores e representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho, informação e formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme o artigo 8º e 32º da Lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro.

No final do curso, os formandos devem ter conhecimentos específicos que lhes permitam utilizar adequadamente, e em segurança, os equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à manobra de máquinas.

formação dirigida a

Todos os profissionais cujo exercício de funções dependa, ou venha a depender, da utilização de equipamentos de trabalho.

Condições

CURSO DESENVOLVIDO EXCLUSIVAMENTE EM CONTEXTO EMPRESA.

PARA SOLICITAR ORÇAMENTO, POR FAVOR CONTÁCTE-NOS.

Outras Informações

 

Pretende-se que no final do curso os participantes sejam capazes de:

Reconhecer e aplicar os princípios básicos de higiene e segurança no trabalho aplicadas à manobra de máquinas

Conhecer as situações anormais previsíveis e gerir as principais causas de sinistralidade na área em questão

Identificar as condições de utilização dos equipamentos e aplicar os procedimentos de segurança na atividade de manobra de máquinas

Prevenir os acidentes de trabalho.

Sensibilização em Higiene e Segurança no local de trabalho

Principais causas de sinistralidade

Consciência de segurança

Custos dos acidentes

Consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros

Doenças profissionais.

Procedimentos de segurança (condições de utilização dos equipamentos) em:

Estaleiros / Obra / Armazém / Cais

Pá-carregadora ou mini pá-carregadora

Giratória (escavadora de rastos) ou mini-giratória

Retroescavadora

Cilindro

Máquina perfuradora

Camiões

Dumper

Bulldozer

Empilhadores

Plataforma elevatória

Tesouras

Grua móvel / Grua torre

Pontes rolantes

Bobcat

Aparador

Serra elétrica

Motosserras

Martelo pneumático

Multicarregadora telescópica.

A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participantes e formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo, demonstrativo e o participativo/ativo.
Após o processo de avaliação dos participantes e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.

Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do/a formando/a.

 

Relativamente à validade do Certificado fora de Portugal, todos os países da UE cumprem a Diretiva Equipamentos de Trabalho (2009/104/CE de 16 de Setembro) relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização, pelos trabalhadores, de equipamentos de trabalho. No entanto, cada país é livre de “acrescentar” as suas regras, como também muitas empresas possuem regras internas mais exigentes ou pormenorizadas.

 

Assim, não existe a garantia de nenhum certificado ser válido em toda a Europa, como também nenhum certificado Europeu é garantidamente válido em Portugal mas, sendo este curso Certificado em Portugal pela Entidade que regula a Formação, DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho e com os Certificados dos participantes a serem emitidos através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho e registada na Caderneta de Competências do formando, esta é a Certificação que poderá obter em Portugal.