PRÓXIMA EDICÃO | a definir |
PRÓXIMA EDICÃO | a definir |
– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);
Devoluções:
Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.
O Lean Management é uma filosofia de gestão aplicável a qualquer tipo de processo, de bens ou serviços, que têm como principal objetivo aumentar a satisfação do cliente, através da criação de valor e da simultânea eliminação dos desperdícios nos processos e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva.
O Lean Management desenvolve uma cultura que visa incrementar o empowerment de cada colaborador, envolvendo-o ativamente no esforço de melhoria da organização, promovendo uma cada vez maior transversalidade nos processos, por oposição à tradicional verticalidade organizacional.
Este curso permite-lhe dominar a filosofia Lean para que a possa implementar a sua organização.
Diretores e chefias intermédias
Gestores de projeto e processo, chefes de equipa, técnicos e qualquer interessado em melhorar a eficácia e eficiência dos processos organizacionais.
Local: Famalicão
Horário: Pós-laboral
Preço: 210,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 3%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 3%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 5%
Participantes: mínimo 6
Devoluções: Até 3 dias úteis antes do início da ação, a in formação confirmará, ou não, a sua realização na data prevista.
Qualquer desistência após esta data (3 dias úteis antes do início da ação), implicará o pagamento integral do curso.
No caso da in formação adiar o início da ação, aos participantes que não mantenham o interesse em frequentar a mesma na nova data, será devolvida a totalidade do valor pago.
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
Aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização
Lançar um projeto interno de transformação
Dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor lidarem com a mudança.
O seu impacto na competitividade empresarial
As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso
Atividades de valor acrescentado e desperdício
As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios
Lean nos Serviços
As vantagens da implementação do Lean
Lean ou Kaizen?
A implementação em 6 passos e a busca pelo processo ótimo.
2.Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen:
Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo: criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade; conhecer as diferentes etapas da sua aplicação
A gestão visual/Visual Factory.
Poka-yoke: prevenção, deteção e correção
Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança
TPM e a Manutenção Autónoma – sua aplicação na indústria e serviços.
3.Mapear a cadeia de valor – o VSM, Value Stream Mapping:
Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado atual
Decompor o processo em atividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício
Definição do estado futuro e a sua implementação.
4.Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente:
Definição de problema e os vários tipos de problema
O ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema
Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.
5.Realizar um evento Kaizen:
Caracterizar o Kaizen e a sua prática
Abordagens complementares: Wokshops de melhoria e KVP2
Caso prático: realização de uma demonstração de um evento Kaizen.
6.Avaliar a evolução: Métricas:
Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade
O ‘’novo processo’’ é um bom processo?
Quantificar o novo processo: comparação com o processo ‘’antigo’’
Consolidar o novo processo
Descobrir novas oportunidades de melhoria/Kaizen.
Estudo de casos e exercícios práticos
Análise se situações apresentadas pelos participantes, troca de opiniões e apresentação de boas práticas.
Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do/a formando/a.
Relativamente à validade do Certificado fora de Portugal, todos os países da UE cumprem a Diretiva Equipamentos de Trabalho (2009/104/CE de 16 de Setembro) relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização, pelos trabalhadores, de equipamentos de trabalho. No entanto, cada país é livre de “acrescentar” as suas regras, como também muitas empresas possuem regras internas mais exigentes ou pormenorizadas.
Assim, não existe a garantia de nenhum certificado ser válido em toda a Europa, como também nenhum certificado Europeu é garantidamente válido em Portugal mas, sendo este curso Certificado em Portugal pela Entidade que regula a Formação, DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho e com os Certificados dos participantes a serem emitidos através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho e registada na Caderneta de Competências do formando, esta é a Certificação que poderá obter em Portugal.