Ultrapassar Conflitos e Negociar Soluções

PRÓXIMA EDICÃO a definir

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

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Descrição

A gestão de conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a  organização constitui um desafio para qualquer gestor.
Este curso terá uma abordagem dinâmica que permitirá aos participantes adquirirem recursos metodologicos e relacionais potentes para facilitarem a resolução de conflitos através de: instrumentos de autodiagnóstico para sustentar um plano de desenvolvimento pessoal.

formação dirigida a

Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Condições

Local: Famalicão e Póvoa de Varzim
Horário: Pós-laboral
Preço: 90,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 10%
Participantes: mínimo 6 / máximo 16

Outras Informações

 

Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas

Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face

Construir uma relação de confiança durante o processo negocial

Conduzir a negociação para uma solução conjunta de conflito

Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

1.Analisar a dinâmica relacional em situações de conflito

Os tipos de conflito nas organizações: conflitos de crenças e de recursos escassos;

As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos;

A comunicação ineficaz como fator de conflito;

As relações de força: atitudes de ataque e de defesa.

2.Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

Como lida com os conflitos?

Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;

Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage;

Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;

Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

3.Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções;

Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos;

Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

4.Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar;

As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva;

Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação;

Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

5.Atuar nas várias fases de negociação

Uma metodologia ativa que inclui análise de casos incluído situações vividas pelos próprios participantes e simulações de situações de resolução negociada de conflitos, com apoio de vídeo.