Liderar e Gerir o Armazém Eficazmente

PRÓXIMA EDICÃO definir

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

Inscrever-me

Descrição

Este curso permite-lhe adquirir competências críticas de gestão de armazém, através da aplicação de métodos e práticas de otimização das várias dimensões da gestão de stocks e da liderança eficaz de equipa.
Curso orientado não só para a melhoria do desempenho operacional do armazém mas também para a redução de custos de stocks da empresa.
Apresentação de casos práticos e de boas práticas de trabalho com potencial de impacto elevado no curto prazo, em particular na gestão eficaz de equipas do armazém.

formação dirigida a

Todas as pessoas que pretendam iniciar a utilização destes documentos.

Condições

Local: Famalicão
Horário: Pós-laboral
Preço: 175,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 10%
Participantes: mínimo 6 / máximo 16

Outras Informações

 

organizar o armazém para melhor responder aos clientes (internos/externos), promovendo simultaneamente a redução de custos de armazenagem.

controlar a performance do armazém e melhorar a mesma continuamente.

promover melhores índices de produtividade da sua equipa de trabalho.

1.Compreender a importância da gestão do armazém para a logística e organização:

Os princípios da logística global, para melhor responder aos clientes às necessidades dos clientes

O armazém e a sua missão de serviço aos clientes (internos e externos)

Conceitos chave de compras, aprovisionamento e gestão de stocks.

2. Dominar a receção de materiais:

O acolhimento das transportadoras

A infraestrutura e práticas a desenvolver para assegurar a necessária produtividade

As precauções para prevenir litígios.

3.Dominar a arrumação e a conservação dos stocks:

Características básicas de produtos e materiais

A necessidade de espaços específicos para químicos e mercadorias potencialmente perigosas

Princípios de armazenagem e de movimentação de materiais: definição das unidades de carga, de arrumação e movimentação mais apropriadas; utilização do espaço de forma eficiente; a produtividade dos movimentos; controlos dos movimentos/fluxos e das datas de entrada e localizações dos materiais em armazém; garantir a proteção adequada a pessoas, materiais e instalações

As operações em armazém

Sistemas de localização de mercadorias em stock

Sistemas e equipamentos de movimentação de cargas.

4.Contribuir para uma boa gestão das referências mais importantes:

Noções de gestão e controlo de stocks

A influência do comportamento dos fornecedores nos volumes de stock

A influência da comunicação interna e da produtividade no volume de stocks

O custo dos stocks

Os diferentes métodos para realização de inventário.

5.Dominar os métodos eficientes para preparação das encomendas e satisfação de requisições:

A organização

Métodos práticos para melhor satisfazer os clientes

Conhecer métodos e meios físicos para melhorar as performances da satisfação de requisições, controlar os custos e promover a produtividade

Definir a melhor estratégia de picking.

6.Compreender a importância do rastreio das mercadorias:

A integração informática. Bases de dados

Identificação e a aquisição de dados: RFID, ERP e EDI

A identificação dos produtos/lotes em cada fase logística

A relação da função armazenagem com a gestão da “supply chain”.

7.Gerir e acompanhar a evolução do armazém:

O serviço ao cliente e a melhoria contínua

Gerir o desempenho e comunicar resultados

A relação da produtividade com os recursos

8.Motivar, dirigir e animar a equipa ao serviço do armazém:

O perfil de gestão e liderança necessário para poder responder aos requisitos da função

Os diferentes conceitos de “equipa” e seus tipos de liderança

Rotação, flexibilidade e polivalência no posto de trabalho

A delegação: Liderar, responsabilizar, motivar. A formação

A segurança no trabalho

A importância das rotinas de comunicação – a reunião: reunião: vantagens, problemas e suas causas; como gerir e orientar a reunião de equipa.

Expositiva e demonstrativa.

Debates, troca de experiências, trabalhos práticos e estudo de casos.