Lean Management

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Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

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Descrição

O Lean Management é uma filosofia de gestão aplicável a qualquer tipo de processo, de bens ou serviços, que têm como principal objetivo aumentar a satisfação do cliente, através da criação de valor e da simultânea eliminação dos desperdícios nos processos e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva.
O Lean Management desenvolve uma cultura que visa incrementar o empowerment de cada colaborador, envolvendo-o ativamente no esforço de melhoria da organização, promovendo uma cada vez maior transversalidade nos processos, por oposição à tradicional verticalidade organizacional.
Este curso permite-lhe dominar a filosofia Lean para que a possa implementar a sua organização.

formação dirigida a

Diretores e chefias intermédias

Gestores de projeto e processo, chefes de equipa, técnicos e qualquer interessado em melhorar a eficácia e eficiência dos processos organizacionais.

Condições

Local: Famalicão
Horário: Pós-laboral
Preço: 150,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 10%
Participantes: mínimo 6 / máximo 16

Outras Informações

 

No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

Aumentar a satisfação dos clientes, internos ou externos, através da criação de valor e eliminação dos desperdícios dos processos da organização

Lançar um projeto interno de transformação

Dominar os princípios e ferramentas basilares da filosofia Lean Management e Kaizen para melhor lidarem com a mudança.

1.Compreender a relevância e impacto de aplicar a filosofia de gestão Lean Management:

O seu impacto na competitividade empresarial

As 3 dimensões da excelência operacional necessárias para o sucesso

Atividades de valor acrescentado e desperdício

As três grandes perdas da criação de valor e os 7+1 desperdícios

Lean nos Serviços

As vantagens da implementação do Lean

Lean ou Kaizen?

A implementação em 6 passos e a busca pelo processo ótimo.

2.Conhecer as metodologias e ferramentas Lean e Kaizen:

Os 5S’s: as bases de um progresso contínuo: criar um local de trabalho que promova a segurança, eficiência e a qualidade; conhecer as diferentes etapas da sua aplicação

A gestão visual/Visual Factory.

Poka-yoke: prevenção, deteção e correção

Setups e SMED – Redução dos tempos de mudança

TPM e a Manutenção Autónoma – sua aplicação na indústria e serviços.

3.Mapear a cadeia de valor – o VSM, Value Stream Mapping:

Caracterizar e representar graficamente o processo e o seu estado atual

Decompor o processo em atividades e classificação em termos de valor: valor acrescentado vs desperdício

Definição do estado futuro e a sua implementação.

4.Melhorar os processos e resolver problemas sistematicamente:

Definição de problema e os vários tipos de problema

O ciclo PDCA – Ciclo de resolução de um problema

Resolução de problemas em equipa – as principais ferramentas.

5.Realizar um evento Kaizen:

Caracterizar o Kaizen e a sua prática

Abordagens complementares: Wokshops de melhoria e KVP2

Caso prático: realização de uma demonstração de um evento Kaizen.

6.Avaliar a evolução: Métricas:

Produtividade, eficácia, eficiência e qualidade

O ‘’novo processo’’ é um bom processo?

Quantificar o novo processo: comparação com o processo ‘’antigo’’

Consolidar o novo processo

Descobrir novas oportunidades de melhoria/Kaizen.

Exposições teóricas e debates

Estudo de casos e exercícios práticos

Análise se situações apresentadas pelos participantes, troca de opiniões e apresentação de boas práticas.