C0935 | Liderar e Gerir o Armazém Eficazmente (21 horas)
Este curso permite-lhe adquirir competências críticas de gestão de armazém, através da aplicação de métodos e práticas de otimização das várias dimensões da gestão de stocks e da liderança eficaz de equipa.
Curso orientado não só para a melhoria do desempenho operacional do armazém mas também para a redução de custos de stocks da empresa.
Apresentação de casos práticos e de boas práticas de trabalho com potencial de impacto elevado no curto prazo, em particular na gestão eficaz de equipas do armazém.
competências a adquirir
- organizar o armazém para melhor responder aos clientes (internos/externos), promovendo simultaneamente a redução de custos de armazenagem.
- controlar a performance do armazém e melhorar a mesma continuamente.
- promover melhores índices de produtividade da sua equipa de trabalho.
Itinerário formativo 1. Compreender a importância da gestão do armazém para a logística e organização:
2. Dominar a receção de materiais:
3. Dominar a arrumação e a conservação dos stocks:
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- Princípios de armazenagem e de movimentação de materiais: definição das unidades de carga, de arrumação e movimentação mais apropriadas;
- utilização do espaço de forma eficiente;
- Produtividade dos movimentos;
- controlos dos movimentos/fluxos e das datas de entrada e localizações dos materiais em armazém;
- garantir a proteção adequada a pessoas, materiais e instalações
- As operações em armazém
- Sistemas de localização de mercadorias em stock
- Sistemas e equipamentos de movimentação de cargas.
4. Contribuir para uma boa gestão das referências mais importantes:
- Noções de gestão e controlo de stocks
- A influência do comportamento dos fornecedores nos volumes de stock
- A influência da comunicação interna e da produtividade no volume de stocks
- O custo dos stocks
- Os diferentes métodos para realização de inventário.
5. Dominar os métodos eficientes para preparação das encomendas e satisfação de requisições:
- A organização
- Métodos práticos para melhor satisfazer os clientes
- Conhecer métodos e meios físicos para melhorar as performances da satisfação de requisições, controlar os custos e promover a produtividade
- Definir a melhor estratégia de picking.
6. Compreender a importância do rastreio das mercadorias:
- A integração informática. Bases de dados
- Identificação e a aquisição de dados: RFID, ERP e EDI
- A identificação dos produtos/lotes em cada fase logística
- A relação da função armazenagem com a gestão da “supply chain”.
7. Gerir e acompanhar a evolução do armazém:
- O serviço ao cliente e a melhoria contínua
- Gerir o desempenho e comunicar resultados
- A relação da produtividade com os recursos
8. Motivar, dirigir e animar a equipa ao serviço do armazém:
- O perfil de gestão e liderança necessário para poder responder aos requisitos da função
- Os diferentes conceitos de “equipa” e seus tipos de liderança
- Rotação, flexibilidade e polivalência no posto de trabalho
- A delegação: Liderar, responsabilizar, motivar. A formação
- A segurança no trabalho
- A importância das rotinas de comunicação – a reunião: reunião: vantagens, problemas e suas causas; como gerir e orientar a reunião de equipa.
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