HACCP – Setor das Carnes (reciclagem 2017) | Técnicas de Comercialização de Carnes e Seus Produtos

PRÓXIMA EDICÃO 24 de Julho

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

Inscrever-me

Descrição

A formação em Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes, reconhecida pela DGAV – Direção Geral de Ambiente e Veterinária, é obrigatória no território nacional, ao abrigo do Decreto-Lei nº 147/2006 de 31/7, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 207/2008, de 23/10 para obtenção e/ou renovação do Cartão de Manipulador de Carnes e Seus Produtos.
Os manipuladores de carne e seus produtos só podem exercer a atividade nos sectores de distribuição e venda de carnes desde que tenham frequentado, com aproveitamento, um curso de formação em higiene e segurança alimentar, nos termos do capítulo XII do anexo II do Regulamento (CE) n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril. Neste seguimento, devem possuir o cartão de Manipulador de Carnes todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exijam temperatura controlada. Os colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho também estão abrangidos pela necessidade de formação.
Esta formação, além de permitir acesso ao cartão, permite adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das atuais exigências legislativas.

 

formação dirigida a

Todos os interessados, manipuladores do sector da distribuição e comercialização de carnes ou derivados e dirigentes do sector que pretendam a renovação do cartão de manipulador de carnes, obrigatório para o exercício da profissão.

Condições

Local: Famalicão ou Póvoa de Varzim
Horário: Pós-laboral
Preço: 30,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso, certificado e cartão de Manipulador.

Participantes: mínimo 10 / máximo 15

Outras Informações

 

Aconselhar o cliente de acordo com o código deontológico, estimulando a venda e aplicando técnicas eficazes de atendimento, com base no princípio atender também é vender.

Aplicar os principais procedimentos e princípios de higiene e segurança alimentar no desempenho da sua função tendo em conta as mais recentes atualizações legislativas.

Permitir aos formandos a reciclagem dos conhecimentos e a renovação do cartão de manipulador de carnes e seus produtos.

  1. Técnicas de Higiene e Segurança no Trabalho (técnicas de venda-atendimento; conselhos práticos ao consumidor; código deontológico).
  2. Controlo de qualidade na área das carnes e seus produtos.
  3. Acondicionamento / embalagem de carnes e produtos cárneos. Venda e distribuição de carnes e produtos cárneos.
  4. Tecnologia do frio e conservação da carne e produtos cárneos.
  5. Legislação sectorial: Portaria nº 770/88 e 699/2008; Decreto-lei nº 147/2006; Decreto-lei nº207/2008; Decreto-lei nº 113/2006; Decreto-lei nº323-F/2000; Decreto-lei nº 259/2007; Regulamentos Comunitários: 1774/2002; 852/2004; 853/2004; 1441/2007

Caso pretenda consultar os contéudos programáticos e em detalhe

Ao longo da formação serão feitas exposições, demonstrações, trocas de experiências, debates e exercícios práticos.

Este curso prevê avaliação de conhecimentos e satisfação dos utilizadores.