HACCP – Setor Carnes (iniciação) | Higiene e Segurança Alimentar no Setor das Carnes

PRÓXIMA EDICÃO definir

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

Inscrever-me

Descrição

A formação em Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes, reconhecida pela DGAV – Direção Geral de Ambiente e Veterinária, é obrigatória no território nacional, ao abrigo do Decreto-Lei nº 147/2006 de 31/7, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 207/2008, de 23/10 para obtenção e/ou renovação do Cartão de Manipulador de Carnes e Seus Produtos.
Os manipuladores de carne e seus produtos só podem exercer a atividade nos sectores de distribuição e venda de carnes desde que tenham frequentado, com aproveitamento, um curso de formação em higiene e segurança alimentar, nos termos do capítulo XII do anexo II do Regulamento (CE) n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril. Neste seguimento, devem possuir o cartão de Manipulador de Carnes todos os colaboradores de empresas responsáveis por locais de venda de carnes e seus produtos (comércio retalhista), por distribuição de carnes a partir dos referidos locais, por centrais de distribuição e ainda por armazéns de produtos cárneos que não exijam temperatura controlada. Os colaboradores de charcutaria de estabelecimentos de venda a retalho também estão abrangidos pela necessidade de formação.
Esta formação, além de permitir acesso ao cartão, permite adquirir competências básicas e essenciais para colocar em prática as normas de higiene e segurança alimentar no sector das carnes e seus derivados nos termos das atuais exigências legislativas.

formação dirigida a

Todos os interessados, manipuladores do sector da distribuição e comercialização de carnes e seus produtos e dirigentes do sector que pretendam a obtenção do cartão de manipulador de carnes, obrigatório para o exercício da profissão.

Condições

Local: Famalicão
Horário: Pós-laboral
Preço: 75,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso, certificado e cartão de Manipulador.
Participantes: mínimo 10 / máximo 15

Outras Informações

 

Dotar os participantes de conhecimentos necessários sobre Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes de forma a exercerem a atividade de manipulador de carnes e seus produtos.

Aplicar os principais procedimentos e princípios de higiene e segurança alimentar no desempenho da sua função tendo em conta as mais recentes atualizações legislativas.

  1. Higiene das carnes.
  2. Microbiologia da higiene alimentar.
  3. Higiene dos manipuladores.
  4. Higiene das instalações, equipamento e utensílios.
  5. Acondicionamento / embalagem de carnes e seus produtos.
  6. Condições higiénicas a observar na venda e distribuição de carnes e seus produtos.
  7. Segurança alimentar / HACCP no setor das carnes e seus produtos.
  8. Higiene e segurança no trabalho Legislação.
Ao longo da formação serão feitas exposições, demonstrações, trocas de experiências, debates e exercícios práticos.

Este curso prevê avaliação de conhecimentos e satisfação dos utilizadores.