Assertividade e Empatia nas Relações Interpessoais

PRÓXIMA EDICÃO a definir

Inscrição
Formalização da Inscrição: 

– Ficha de inscrição;
– Curriculum vitae atualizado;
– Fotocópia do certificado de habilitações;
– Fotocópia do bilhete de identidade e número de contribuinte ou cartão de cidadão;
– Pagamento do curso (a inscrição apenas é considerada após o respetivo pagamento e são consideradas por ordem de chegada);

Devoluções: 

Comunicação feita com 5 ou mais dias úteis de antecedência em relação à data de início do curso, devolução integral do valor pago. Em caso de desistência após o prazo mencionado, ou durante a ação, não será devolvida qualquer quantia liquidada.

Inscrever-me

Descrição

Saber afirmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competencias chave para o sucesso profissional.
O curso Assertividade e Empatia nas Relações Interpessoais gera condições práticas para uma mudança de atitude na forma de se relacionar e comunicar com os outros.
Nesta formação, os participantes são encorajados a trabalhar sobre condições reais nas quais pretendem melhorar a sua assertividade.
Este curso permite-lhe afirmar-se em todos os contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação Ineficazes.

formação dirigida a

Gestores, líderes de equipas e todos os profissionais que necessitem de desenvolver uma atitude assertiva e a sua capacidade oara estabelecer relações positivas.

Condições

Local: Famalicão
Horário: Pós-laboral
Preço: 80,00€. Inclui toda a documentação de apoio ao curso e certificado.
Descontos: Organizações/grupos com mais de 3 inscrições | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado um curso da in formação | 5%
Ex-formandos que tenham frequentado dois cursos da in formação | 10%
Participantes: mínimo 6 / máximo 16

Outras Informações

 

Melhorar as suas técnicas de comunicação e criar maior empatia nas relações interpessoais;

Afirmar-se tranquilamente nas relações face a face;

Refrear as suas atitudes ineficazes de comunicação;

Lidar com os outros estabelecendo um relacionamento mais justo e confiável;

Melhorar a sua autoconfiança;

Adotar uma atitude assertiva e construtiva face às críticas.

1.Saber identificar o seu perfil assertivo nas relações profissionais e extraprofissionais

Conhecer o seu modo habitual de relacionamento interpessoal

Caracterizar as atitudes de passividade, agressividade e manipulação e o seu impacto o relacionamento interpessoal

Definir o que significa ‘’ser assertivo’’

Respeitar e fazer-se respeitar: os direitos assertivos

Identificar as situações em que para si a assertividade é necessária.

2.Desenvolver uma postura assertiva

Neutralizar os pensamentos negativos ou bloqueadores: utilizar uma linguagem positiva

Desenvolver a autoconfiança e o autodomínio

Selecionar os comportamentos que lhe permitem: agir face à passividade, descativar a agressividade. Identificar e desarmar a manipulação.

3.Treinar-se na utilização das principais técnicas de desenvolvimento da atitude assertiva

Saber escutar

Saber dizer ‘’não’’ com assertividade, preservando a relação

Saber formular pedidos de forma construtiva

Dar e receber feedback

Formular críticas construtivas: o método ‘’DESC’’ de Bower para lidar com situações difíceis.

4.Criar compromissos realistas em caso de desacordo

Estabelecer relacionamentos baseados na clareza e na transparência

Tratar os mal entendidos

Estimular a colaboração interpessoal e a cooperação nas equipas

Adotar um comportamento ganhar-ganhar e obter consensos.

5.Elaborar um plano de ação pessoal adequado

Identificar e definir objetivos de melhoria da sua assertividade

Desenhar um plano de ações exequível e motivador.

Ativa com recurso a autodiagnósticos, exercícios práticos e roleplays com fedback estruturado, para experimentar novos comportamentos e facilitar a transferência para a sua integração no quotidiano futuro.